APRENDIZAGEM ATIVA: UMA ABORDAGEM QUE FAZ PENSAR
Álvaro José Damião
Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
Duração: 3 h
Dias: 10/10/2016 (Segunda-feira)
Das 19:00 às 22:00
Conteúdo: Aprendizagem ativa é um método que busca colocar o aluno numa posição de desequilíbrio, em relação a conceitos que ele pensa serem corretos. O princípio de sua utilização é descrever um experimento sem realiza-lo. A seguir se discute qual a solução esperada, ou seja, o que deve acontecer quando este experimento for realmente realizado. Finalmente se realiza o experimento e são discutidas as soluções anteriormente propostas. Com isto é possível avaliar se o conceito a respeito do assunto estava correto ou não. Os experimentos escolhidos devem levar a discussão do conceito envolvido, firmando o conceito e não fórmulas ou estratégias de resolução de exercícios. Serão utilizados exemplos na área de vácuo e de óptica.
Público-alvo: Professores da Rede Oficial de Ensino, alunos do curso de Licenciatura em Física, bolsistas PIBID