Page 1444 - Telebrasil Noticiário
P. 1444
REVISÃO TARIFÁRIA É DO PLANO TRIENAL
— Jornal do Comércio — Rio Janeiro de 21-2-63
Ministro Hélio de Almeida indica fór bilhões); DNPRC (de 8,9 para 5,3
mula para contenção de despesas e bilhões); DNOCS (de 20 para 11,9 bi
corte às subvenções lhões). A aplicação sob a rubrica pró
pria de diversas consignações do
Revisão das tarifas entre Rio e Ni MVOP foram reduzidas de 5,2 para
terói e aumento das passagens dos 4,8 bilhões de cruzeiros. Também as
trens suburbanos cariocas e revisão consignações da Comissão de Marinha
dos fretes marítimos em algumas em Mercante (23,8 bilhões e da Rede Fer
presas governamentais — são os três roviária Federal (112 bilhões) não so
pontos principais em que se baseiam freram cortes pois, embora se consti
os estudos efetuados pelo ministro da tuam em setores financeiramente de
Viação e Obras para reduzir em 50 ficitários, são de fundamental impor
bilhões de cruzeiros as subvenções tância para a economia nacional, trans
àquela Secretaria. portando mais da metade da carga na
A redução pretendida visa a aten cional, não incluindo o tráfego de pas
der ao espírito de execução do Plano sageiros especialmente a deslocação
Trienal do atual governo, que reco de mão-de-obra dos subúrbios para os
mendou seleção dos investimentos de centros de produção.
acordo com a sua prioridade e conten Essas reduções totalizam 52 bilhões
ção de despesas com a adoção de me de cruzeiros. Os restantes 50 bilhões
didas de austeridade, além de revisão necessários para atingir os 102 bilhões
tarifária em profundidade eliminando recomendados pelo programa de aus
distorções entre custo real e preço teridade do Governo estarão vincula
cobrado. dos à capacidade de redução das sub
102 BILHÕES venções às empresas ferroviárias e
marítimas da União.
Dentro do esquema geral do Gover
no, ficou estabelecido que o Ministé REVISÃO TARIFÁRIA
rio da Viação (cuja dotação orçamen
tária global para o corrente exercício Essa conjugação — salienta o pla
se eleva a Cr$ 318,2 bilhões) terá suas no do MVOP — está substanciada nos
disponibilidades reduzidas em 45 por seguintes itens principais: revisão ta
cento, o que equivale a uma diminui rifária em profundidade eliminando as
ção da ordem de 102 bilhões de cru distorções que se verificam entre o
zeiros. Nesse sentido, o engenheiro custo real e o preço cobrado pelas pas
Hélio de Almeida titular do MVOP sagens aos usuários; correção das ta
aprovou plano de cortes nos vários xas postais-telegráficas; aumento da
órgãos subordinados àquele Ministé receita industrial com a utilização dos
rio, visando a racionalizar a efetiva bens considerados ociosos (sem apli
ção das deduções sem prejuízo dos in cação prática especialmente imóveis e
vestimentos de maior essencialidade e áreas) tanto ferroviários como marí
prioridade para a economia do país. timos. Entre as medidas propostas so
bre os setores deficitários, portanto,
exigindo dispêndio adicional ao Tesou
CORTES
ro, inclui-se a atualização do preço das
Os cortes orçamentários estão as passagens entre Rio Niterói, além do
sim distribuídos: DNER (de 46,8 para já determinado aumento nas tarifas
32,7 bilhões); DNOS (de 33,6 para suburbanas cariocas e revisão dos fre
19,9 bilhões); DNEF (de 33,6 para tes marítimos em algumas empresas
24,5 bilhões); DCT (de 34,1 para 32,2 governamentais.