Page 1651 - Telebrasil Noticiário
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popular,  treinamento  vocacional                                                                                                             professores  (de  tempo  integral)



                                e  escolas  técnicas.»                                                                                                                        sôbre a  construção de obras sun



                                        Sem  mais  demora,  devemos                                                                                                           tuárias?  Quem  imagina  o  Sr.



                                concentrar nossos  recursos  nessa                                                                                                            Kubitscheck  criando  e  organi­



                                imensa  massa  de  jovens  entre                                                                                                               zando  uma  grande  rede  de  ensi­



                                quatorze  e  vinte  anos  de  idade,                                                                                                           no  primário,  secundário e  profis­


                                despreparados,  sem  saber  como                                                                                                               sional  em  vez de construir Brasí­



                                 usar  a  inteligência  e  as  mãos                                                                                                            lia?  Quem  iria  medir a  glória  de



                                nas  condições  primitivas  em  que                                                                                                            um  presidente  pelo  número  de



                                têm  de  ganhar  a  vida;  inseguros                                                                                                           escolas  que  criou  ou  —  menos



                                acêrca  do  próprio  futuro,  ansio­                                                                                                           ainda  —   pela  eficiência  do  ensi­



                                sos  por  aderir  a  qualquer  idéia                                                                                                           no  público?  Onde  as  inaugura­



                                que  lhes  pareça  promissora.»                                                                                                                ções?  Onde  as  fotografias  para



                                        «Financiemos a juventude,  que                                                                                                         propaganda  do  «benefactor»?



                                aprende  depressa,  anciosa  por  se


                                afirmar,  para  que  tenha  nas




                                mãos  a  ferramenta,  o  livro,  o  la­


                                 boratório,  a  oficina,  e  aprenda  a
                                                                                                                                                                                        Quando  se  fala  em  desenvol­

                                 consertar  a  teleyisão  sem  prati­
                                                                                                                                                                                vimento  econômico  e  em  Aliança

                                 car no receptor  do  freguês;  usar
                                                                                                                                                                                para  o  Progresso,  que  é  que  se

                                 um  trator  sem  quebrá-lo;  com­
                                                                                                                                                                                pede  aos  americanos?  Pede-se

                                 preender o  que  lê,  e  o  que os  ou­
                                                                                                                                                                                «o  dinheiro»,  sem  siquer  querer

                                 tros  escrevem;  e capaz  de apren­
                                                                                                                                                                                permitir  que  êles  verifiquem  sua

                                 der a  ganhar a  vida sem  ter  que
                                                                                                                                                                                boa  aplicação.  Se  não  fôr  em  di­

                                 necessariamente  recorrer  ao  em-
                                                                                                                                                                                nheiro,  vá lá que  seja em maqui-

                                 prêgo  público».
                                                                                                                                                                                nismo  ou  em  trigo.  Mas  quem



                                                                                                                                                                                 aceitaria  uma  aliança  que  «ape­



                                                                                                                                                                                 nas»  nos  desse  boas  escolas,  ci­





                                         A  razão  por  que  o  problema                                                                                                         entíficas,  industriais  ou  agrí­



                                 da  Educação,  no  sentido  de  su­                                                                                                             colas ?



                                 prir  à  mocidade  os  meios  de                                                                                                                        Entretanto,  nos  países  subde­



                                 APRENDER  A   PRODUZIR,  é                                                                                                                      senvolvidos,  o  que  decide  afinal



                                 relegado entre nós a segundo pla­                                                                                                               do  ritmo  de  progresso  econômi­



                                 no,  quando  não  ao  esquecimento,                                                                                                             co,  mais  do  que  qualquer  outro



                                 é  que  os  efeitos  dessa  criminosa                                                                                                            fator,  é  a  MEDIDA  EM  QUE



                                 omissão não são diretamente apa­                                                                                                                 SE  CONSEGUE  FAZER  CRES­



                                  rentes.  nem  gritantes  a  curto                                                                                                               CER  E  MELHORAR  OS  QUA­



                                 prazo.                                                                                                                                           DROS  HUMANOS;  os  empreen­



                                         Se  falta  água,  se  falta  ener­                                                                                                       dedores,  os  engenheiros  de  pro­



                                  gia, se falta trigo, é um deus-nos-                                                                                                              dução,  os  administradores,  os



                                  acuda.  Mas  se  falta  educação,                                                                                                                técnicos,  os  projetadores,  os  cal­



                                  ninguém  grita  porque  ninguém                                                                                                                  culistas,  os  desenhistas,  os  con­



                                  sente  que  êsse  cancro  impede  o                                                                                                              tadores,  «et  hoc  genus  omne».



                                  país  de  progredir.                                                                                                                                     Toda  tentativa  de  fazer  cres­



                                          E  qual  o  Governo  que  tendo                                                                                                          cer  o  estoque  de  capital  do  país



                                  de  escolher  (governar  e  esco­                                                                                                                a  um ritmo mais  rápido do que o



                                  lher),  dará  prioridade  à  criação                                                                                                             permite a disponibilidade dos ele­



                                   de  escolas  e  à  formação  de  bons                                                                                                           mentos  humanos  pouco  contri-
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