Page 1838 - Telebrasil Noticiário
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ve a Paulista, além de outros gran Mas acontece que a Companhia Pau
des serviços, o de sua eletrifica- lista não podia emitir papel-moedã
ão. Desaparecidos os dois grandes Seus ferroviários reclamavamj não
trasilçiros, veio, afinal, para a sem fundamento, a "equiparaçao" de
presidência da empresa, o melhor - seus vencimentos aos das estradas
discípulo de Monlevade, Jaime Cin do Governo, $anto mais quanto era
tra, que. durante anos, com admira intenso o trafego mutuo entre elas.
vel heroísmo* procurou defender õ A elevação de tarifas podeAresol
patrimônio tçcnico e administrati ver o caso dos poçtos, que tea) ex
vo que lhe fora confiado das inces clusividade de transito, mas e ino
santes investidas da demagogia e - perante no caso das estradag de -
da egtupidez, que agora acabam de ferro, que sofrem a conçorrencia -
abate-la. Ma§ seu nome ficara gra das rodovias paralelas as suas li
vado na historia ferroviária do nhas, construídas com recursoq da
Brasil como o de um grande enge- - Nação. Elevando as tarifas alem de
nheiro, de um grande carater e de certo limite* a estrada de ferro -
um grande patriota. perde seu trafego para as rodovias.
Presa entre as duas pernas de -
• • •
uma tenaz, de um lado o aumento -
Não foi o_eminente Governador do forçado da (Jespesa com as eleva- -
Estado de São Paulo quem desferiu cões $e salarios impostos pelo Po
na PaqlistaAo golpe de morte. Ao der Publico, q, de outro, a concor
contrario, ele tentou por todos os rência rodoviária, foi a Paulista“
meios preservar sua existência, esmagada pelo conluio do impatrlo-
subvencionando-a com recursos do - tismo e da estupidez.
Estado e ^pelando para o Presiden
te da Republica.
Quem praticou o crime d§ des- -
0 Governo de São Paulo não deve,
truir a mais ilustre empr.esa do - entretanto, por motivos de ordem -
Brasil foi a demagogia salarial - moral e institucional, permitir o
praticada pelos homens que nunca - "confisco" de propriedade,_que re
hesitaram em sacrificar conçiente- sultaria da compra "das ações" da
mente o Brasil a seus interesses - Paulista por qualquer coisa pareci
eleitoreiroq. Os ferroviários, co da com sua cotação em Bolsa. Por
mo os portuários e os marítimos, - que isso importaria em apossar-se
constituem tres grandes focos de a o Estado,asem pagamento, de um
tração para o exercício dessa demã grande acervo d£ empçêsa por êle -
gogia. Primeiro porque deles depen proprio levada a falência. Seria -
de o funcionamento de gerviços es um caso típico de "Abuso do Poder
senciais a economia e a yida do - Economico", em plena ordem do dia.
país. Se uma ou se dez fabricas de Dizer que o valor da estrada de
tecidos ou de calçadosAdeixarem de ferro* cqm todo o seu aparelhamen-
funcionar durante um mês, a popula to, nao e o valor atual de seus -
ção continuará a viver dos esto- - bens nerç talvez o seu valor de cus
qqes dgssas mercadorias; mas não - to historico. alegando que o valor
ha governo que resista a uma para- de uma propriedade e derivado do -
lização total dos transportes du valor da renda líquida que ela é
rante semanas. capaz de produzir, seria inaplicá
Foi essa a arma de chantagem de
vel ao caso, malq ainda discutível.
que os líderes eleitoreirosAse ser
Apossar-se porem o Estado também
viram para arrancar,dos governos -
das terras e matas que a Estrada -
salarios de ferroviários, de marí
adquiriu durante dezenas de anos,-
timos e de portuários* muito supe
em vez de beneficiar seus acionis
riores aos das profissogs congêne
tas com a reavaliação do ativo, se
res em capacidade e esforço. De,um ria um confisco imoral.
estudo comparativo, realizado há -
alguns anos atras, verifica-se que
um agente de estação de 2* classe Toda a Iniciativa privada do
da Central do Brasil ganhava mais
País, que o Presidente Janio Qua -
do que o Juiz de Direito da Comar
dros prqmeteu prestigiar como ele
ca e que umAsimples guarda-chaves mento básico do squ desenvolvimen
ganijava o dobro do trabalhador da to economico, esta de luto pela -
industria que funcionava defronte destruição do mais honroso de to -
da estação... Isto em Minas; cal- dos os seus feitos".
cule-se ^no Piauí.
Foi nesse regime que se criou o TAXAS
mais grave dos problemas financei
ros com que se deÇronta atualmente ("Jornal da Bahia - Salvador-20-6-61)
o País: Q de um déficit de opera -
Sublinhando que os encargos -
ão da Rede Ferroviária Federal e
da TEBASA não permitem que ela se des
a Marinha Mercante da ordem de 50
cuide das suas responsabilidades, mor
bilhões de cruzeiros por ano. Ês-
mente no setor económico-financeiro o
s§s déficits são cobertos pelo Go
Sr. RenatoABrito. superintendente da
verno Federal com emissões de pa quela empresa, disse, ontem, a reporta
pel-moeda.
gem de JB que as atuais taxas de depo