Page 201 - Telebrasil Noticiário
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sua  maquinária  e  seu   exemplo;  tôdas  as  despesas   As  Estradas  de  Ferro,  que
       equipamento.  Sem  o  que  éle   de  cais,  de  estiva,  capatazias   nos  Estados  Unidos
       será  vencido  na  luta  da   e  o  mais  somam  menos  de   continuam  nas  mãos  das
       concorrência.  Um  industrial   40  cruzeiros  por  tonelada.   emprêsas  que  as  construiram,
       pode  ganhar  muito,  mas,  se  a   Mas  além  disso  cobra  o   estão  entre  nós  estatizadas  e
       maior  parcela  de  seu  lucro   Fundo  Portuário  (Govêmo)   com  seus  “déficits”  pagos
       não  fôr  reinvestida,  êle  será   perto  de  80  cruzeiros  a  mais!  pelo  Tesouro  Nacional.
       eliminado.  Porque  na     Assim  até  um  contínuo  de   A  PETROBRÁS,  que  em
       acelerada evolução tecnológica   escritório,  honesto  e  bem   1970  perfurou  849.000  pés,
       moderna  a  indústria  é  um   alfabetizado,  dirige  uma   enquanto  a  Argentina
       sorvedouro  de  capital   emprêsa.                 perfurou  3.700.000,
         Mas  para  a  emprêsa  estatal   VEJA-SE  o  Banco  do   beneficia-se,  além  das
       ésse  problema  não  existe,   Brasil.  Além  de  não  pagar   isenções  fiscais,  de  uma
       porque  aí  é  o  consumidor   impostos e  de  ter o  monopólio   enorme  fonte  de  recursos,
       quem  provê,  direta  ou   dos  depósitos  do  Tesouro   através  do  mecanismo  dos
       indiretamente,  o  capital   Nacional  e  das  emprêsas   derivados  de  petróleo.
       adicional  de  que  ela  carece.  públicas,  não  recolhe,  como   Importa,  portanto,  não
         Tomemos  o  caso  das   os  bancos  privados,  depósitos   tomar  a  nuvem  por  Juno  e
       emprêsas  telefônicas  estatais   compulsórios;  ao  contrário,   julgar  as  emprêsas  estatais
       por  exemplo.  O  consumidor   beneficia-se  dos  depósitos   por  seus  resultados  aparentes.
       (vítima  dos  requintes  de   recolhidos  pelos  outros.  E   A  GRAVIDADE  do  êrro
       crueldade  dos  administradores   ainda  arranca  do  Banco   não  está  no  julgamento  dos
       dessas  emprêsas)  quando   Central  (vide  balanço:  Banco   administradores  estatais,  que
       recebe  sua  conta  mensal  dos   Central  —  conta  de   são  efêmeros,  mas  na
       serviços,  prestados  ou  não,   movimento)  mais  de  8  bilhões   tendência  à  hipertrofia  do
       lá  encontra,  além  da   de  cruzeiros!           setor  estatal  da  economia
       importância  da  assinatura  e   Em  discurso  pronunciado   brasileira.  Já  em  1962  (antes
       das  chamadas  extras,    em  fins  do  ano  passado,  dizia   da  incorporação  da  Eletrobrás
       M A IS  UNS  20%  a  título  de   o  mesmo  Sr.  Walther   e  das Telefônicas)  o  Brasil
       F.N.T.  (Fundo  Nacional  de   Moreira  Salles:    figurava  no  “Yearbook  of
       Telecomunicações)  PARA      “O  que  espera  o    National  Accounts  Statistics”
       C APITALIZAR  A            empresário  privado  é  que   com  uma  percentagem  da
       EXPAN SÃO   DOS            as  normas  sejam  válidas   “Despesa  do  Governo,
       SERVIÇOS.                  para  todos  os  empresários,   incluindo  autarquias  e
         Veja  sua  conta  de  luz   privados  ou  públicos.”  emprêsas  estatais  sôbre  o
       elétrica.  Lá  estão,  além  da                    Produto  Nacional  Bruto”,
       importância  do  consumo                           de  34,4%,  logo  abaixo  do
       cobrada  pela  Light,  mais                        recorde  mundial  da
       outros  20%,                                       Holanda,  comparado  com
       aproximadamente,  de                               26%  dos  Estados  Unidos,
       “imposto  único”,  PARA                            21%  do  Japão  etc.
       FORNECER  CAPITAL                                    A  hipertrofia  do  setor
       AO  GOVERNO.                                       ineficiente  da  Economia  é
         Despache  uma  mercadoria                        um  fator  de  atraso  de  seu
       geral  no  pôrto  de  Santos  por                  desenvolvimento.
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