Page 5855 - Revista Telebrasil
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específicos  para  o  atendimento  telefô­                                                                       mizar a utilidade social de cada telefone                                                                                       A busca dos reais padrões de opera­


             nico.”                                                                                                           instalado, criando maior sinergia no sis­                                                                               ção, nos três planos em questão, deverá


                   A capital de Minas,  historicamente,                                                                       tema  como  um  todo,  preconiza  o  rela­                                                                              perseguir os padrões CC1TT e Telebrás,

             tal como na dos demais Estados, sempre                                                                           tório da Telemig que cabe à “comissão                                                                                   e  as  eventuais  parcelas  positivas  da


            deu prioridade as áreas urbanas, econo­                                                                           comunitária de atendimento telefônico,                                                                                  margem  de exploração bruta  serão ca­


            micamente  mais  expressivas,  em  fun­                                                                           a decisão  final  quanto ao seu ponto de                                                                                nalizadas  para  projetos  lucrativos  da


            ção de produção, distribuição, abrigo da                                                                          instalação”.  Esta  comissão  (agenciada                                                                                empresa,  até  a  época  de  reposição  dos

            força de trabalho ou com maior capaci­                                                                            pela Telemig) tratará de outros itens ra-                                                                               equipamentos.  Ambas  as  atitudes  po­


            dade de lobby, buscando alocar recursos                                                                           lacionados ao perfil de necessidades das                                                                                derão constituir fatores importantes na


            em regiões de maiores perspectivas de                                                                             áreas.  Como  a  concepção  da  infra-                                                                                  minimizaçáo de eventuais riscos econô­


            rentabilidade  e  de  menor  prazo  para                                                                          estrutura dos equipamentos.                                                                                             micos das implantações previstas, ape­


            maturação do investimento.                                                                                                                                                                                                                sar de que no final da execução do traba­


                   A  considerar  a  hipótese  de  que  “a                                                                                                                                                                                            lho  (1992)  eles  não  participarão  em

            telefonia pública seria responsável pelo                                                                                                                                                                                                  mais que 0,55% da planta de terminais,


            atendimento das parcelas à margem do                                                                                                                                                                                                      dizem os técnicos da Telemig.


            atendimento  individual,  verifica-se,                                                                                                                                                                                                            Para eles, calcula-se no momento em


            mesmo excluindo-se as parcelas demo­                                                                                                                                                                                                      US$ 2 mil o custo médio de um terminal


            gráficas  tipicamente  rurais,  que  nu­                                                                                                                                                                                                  residencial  individual  instalado  pela


            mericamente, a telefonia pública não é                                                                                                                                                                                                   Telemig e para o TUP da rede comuni­

            ainda satisfatória. Calcula-se em apro­                                                                                                                                                                                                  tária  US$  4  mil.  Tendo  em  vista  que


            ximadamente 7,8 milhões os habitantes                                                                                                                                                                                                    cada terminal individual atende em mé­


            do  Estado  de  Minas  Gerais  que  estão                                                                                                                                                                                                dia a 4 habitantes e o TU P da rede a 420


            sem atendimento telefônico individual,                                                                                                                                                                                                   habitantes, o investimento per cápita é


            existindo apenas 11.500 telefones para                                                                                                                                                                                                   situado na casa dos US$ 400 em exclusi­


            uso público disponíveis, correspondendo                                                                                                                                                                                                  vidade de terminal e em menos de US$


            a 1,48 telefones,  para  uso  público,  em                                                                                                                                                                                                10 quanto coletivo, redundando num es­

            serviço  por  1000  habitantes  urbanos,                                                                                                                                                                                                 forço 40 vezes menor.


            sem atendimento individual.                                                                                                                                                                                                                      Conclui ainda o grupo de trabalho de


                   Constataram os técnicos do grupo de                                                                                                                                                                                               popularização de Telemig que outro as­


             trabalho da Telemig que,  nos  últimos                                                                                                                                                                                                  pecto, como a  utilização do telefone  de


             anos, o perfil médio da distribuição de                                                                                                                                                                                                 uso público  (serviço  local)  em  média  é

             terminais telefônicos,  por  classe  era  o                                                                                                                                                                                             sempre maior que a média do terminal


             seguinte: 71,5% de terminais para  uso                                                                                                                                                                                                  resiaencial,  se pode esperar  uma  mar­


             residencial e 23% para uso não-residen­                                                                                                                                                                                                 gem  razoável  cie  superioridade  econô­


             cial (estes em queda percentual  relati­                                                                                                                                                                                                mica e social da rede, principalmente se


             va, nos últimos anos).  Pouco  expressi­                                                                                                                                                                                                ponderados  os  acréscimos  gerados  por

             va, mas com os maiores incrementos re­                                                                                                                                                                                                  chamadas entrantes DLC (discagem lo­


             lativos dos últimos anos, a classe de te­                                                                                                                                                                                               cal  a  cobrar),  DDC  (discagem  direta  a


             lefones para uso público representa, no                                                                                                                                                                                                cobrar) e ACB (ligação IU a cobrar).


             momento, somente  1,4% de toda a  ins­                                                                                                                                                                                                         O relatório da Telemig mostra que a

             talação  telefônica.  Observaram  ainda                                                                           Otávio Marques Azevedo, diretor técnico da                                                                            nível  de produtos/serviços as possíveis


             os técnicos que, ao se analisar o compor­                                                                         Telemig  que tem sua sede em I1II.                                                                                    disponibilidades no momento ficam por


             tamento  dos  terminais  para  uso  resi­                                                                                                                                                                                              conta  do  telefone  público  local  (TP);


             dencial,  praticamente  metade  destes                                                                                                                                                                                                 telefone  público  nacional  (TPN);  tele­


             estão  instalados  em  áreas  centrais  de                                                                                Diz ainda o relatório que “as alterna­                                                                        fone público  universal  (TPU);  telefone

             condomínios,  ao  passo  que  nas  áreas                                                                          tivas de atendimento definidas pelo per­                                                                              público comunitário (TPC); telefone pú­


             correspondente às comunidades caren­                                                                              fil de oferta dos serviços e meios a aten­                                                                            blico  universal  comunitário  (TPUC);


             tes cerca de apenas um décimo dos ter­                                                                            der  implicam  em  que  os  usuários  pos­                                                                            extensão de telefone público; fale-fácil;


             minais residenciais correspondem a co­                                                                            sam prescindir de recursos no esforço de                                                                              telefone semipúblico (TSP); linha com­


             munidades carentes.                                                                                               investimento, à exceção dos casos de ter­                                                                             partilhada; central telefônica comparti­

                                                                                                                               minais  semi-exclusivos  instalados  em                                                                               lhada (CTC); concentrador de telefones


                                                 Soluções                                                                      unidades econômicas locais. Para estes                                                                                públicos (CTP); multicompartilhador de


                                                                                                                               os resultados operacionais deverão ser                                                                                terminais;  CPCT  em  condomínios  de


                   A proposta global da Telemig visa o                                                                         positivos,  permitindo  repor  equipa­                                                                                baixa renda; fasor; posto de serviço (PS);


             tratamento de segmento, selecionados e                                                                            mento ao final de sua vida útil, algo que                                                                             extensão externa.

             se dá através de três tipos de planos: o                                                                          não  pode  ser  esperado  com  muito  oti­                                                                                    Para os técnicos da Telemig “poderão


             Placon — Plano de Atendimento Telefô­                                                                             mismo na massa inicial de terminais se­                                                                               absorver tecnologia de uso público TP’s,


             nico Comunitário de Conjuntos habita­                                                                             mi-exclusivos,  a  implantar.  Mas  isto                                                                              fale-fácil, semipúblicos, e outros, possi­


             cionais;  o  Plafav  —  Plano  de  Atendi­                                                                        não deverá  ser  problema.  A série pio­                                                                              velmente concentrados, via equipamen­

             mento  Telefônico  Comunitário  de  Fa­                                                                           neira tem como meta apresentar a via­                                                                                 tos específicos, o que demonstra acanha­


             velas; e o  Plaper —  Plano  de  Atendi-                                                                          bilidade técnica do plano”, apresenta o                                                                               mento  tecnológico  hoje  existente”.


             ipento  Telefônico  Comunitário  das                                                                              Relatório da Telemig.                                                                                                 (NPR)                                                                                                 *


             Áreas Urbanas Periféricas.


                   Considerados os conjuntos habitacio­

             nais, como a parcela de maior organiza­


             ção comunitária do universo a intervir,                                                                                                                                               METAS ANUAIS DE IMPLANTAÇÃO


             a proposta sugere que eles sejam os pri­


             meiros na experiência de utilização da                                                                                                     Percentual de implantação (%)                                                     Tup's a Implantar (APA)                                         Total Tup's a Implantar

             rede, seguido pelas favelas e áreas peri­                                                                              Ano                                                                                                                                                                        Absol.

                                                                                                                                                                                                                                                                                      Áreas
                                                                                                                                                                                                          Areas
             féricas,  sempre  priorizando,  em  cada                                                                                               Conjuntos                   Favelas              Periféricas               Conjuntos                   Favelas               Periféricas              Acumulado                   Percent.

             segmento,  as  comunidades  de  maior                                                                                                                                                                                                                                                              (APA)                       (%)


             concentração demográfica.                                                                                              1988                    33                        —                        —                       400                        —                        —                       500                         6,0
                                                                                                                                                                                                                                                                 240
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   775
                                                                                                                                                                                     20
                                                                                                                                                                                                                 3
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            12,0
                   A rede a ser considerada nestes pla­                                                                             1989                    30                       38                       16                       420                       460                      115                    1490                       23,0
                                                                                                                                                                                                                                       420
                                                                                                                                                                                                                                                                                          610
                                                                                                                                                            30
                                                                                                                                    1990
             nos deverá obedecer a uma distribuição                                                                                 1991                      7                      42                       31                        160                      500                    1185                     1845                       29,0
             estratégica de telefones de uso público,                                                                               1992                     —                        —                       50                                                  —                     1915                     1915                       30,0
             “dimensionados em função da realidade

                                                                                                                                   Metas              Term.                    Term.                     Term.
             volumétrica  e  econômico-social  da  po­                                                                             Finais             Jun./91                   Dez./91                  Dez./92                     1400                      1200                     3825                     6425                     100,0


             pulação a atender.” Com vistas a maxi­
   5850   5851   5852   5853   5854   5855   5856   5857   5858   5859   5860