Page 5970 - Revista Telebrasil
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tando-se  ap en as  algum   equipam ento.


                         M as, ao se falar de serviços de faixa larga



                         (serviços bidirecionais de vídeo,  com u­                                                                                                                                                        O piniões de G lowinski


                         tados ou não) a rede precisa ser radical­


                         m ente  modificada,  às custas de enorm e                                                                                                                                                       #


                         investim ento.                                                                                                                              •  Rede  Digital                                  E  vantajoso tornar                                            é  um sistema misto, satélite-fibra óptica
                                                                                                                                                               digital  a  rede  urbana  e  interurbana.                                                                              que compete com a difusão direta de TV.
                                  Na Europa, os serviços de faixa larga
                                                                                                                                                               Quanto à  linha de assinante, esta deve                                                                                via satélite.
                         representam , em teoria, um  fator impor­
                                                                                                                                                               ser digitalizada apenas quando houver
                         ta n te   sob o ângulo do  aum ento da  pro­
                                                                                                                                                               um  percentual aceitável de usuários in­                                                                                     • Faixa  Larga — O primeiro passo é o

                         dução  in d u s tria l,  porém ,  n a  p rá tic a ,                                                                                   teressados em serviços que requeiram ou­                                                                               da  difusão de TV,  mas com canal de re­


                         prevê-se  um   h o rizonte  de  cerca  de  15                                                                                         tra linha telefônica.                                                                                                  torno.  Haverá programas locais e em vi-


                         anos p ara  que o  processo se  rev ista  de                                                                                                                                                                                                                 deotape competindo com a programação


                          um a m aior im portância prática.                                                                                                          • Videotexto  — É um serviço de infor­                                                                           das redes nacionais de TV. Pelo cana) de


                                                                                                                                                                mações operado a partir da  rede telefô­                                                                              retorno poderá  haver votação dos usuá­


                                                                           RDS1                                                                                 nica urbana, incluindo uma central espe­                                                                              rios em relação a que programação dese­


                                                                                                                                                                cífica para base de dados. Os fornecedores                                                                           jam  ver e ouvir.  A segunda fase é esta­

                                                                                                                                                                de  informação preferem,  ao contrário,                                                                               belecer uma rede de faixa larga.
                                   A  Rede  D igital  de Serviços In teg ra­
                                                                                                                                                                empregar rede de pacotes, que é mais efi­
                          dos  re p re s e n ta ,  sem   d ú v id a ,  um   dos
                                                                                                                                                                ciente. O verdadeiro inimigo é, todavia, a                                                                                 • F ibra Óptica — A nível de linha de

                          m aiores desafios com  que  se defrontam                                                                                              televisão, que é assistida durante horas,                                                                            assinante, ela só será conveniente se os


                          as adm inistrações de telecomunicações.                                                                                               diariamente, ao passo que o videotexto é                                                                              usuários estiverem   dispostos a pagar


                           Poderá  levar de  15 a 20 anos para que a                                                                                            utilizado apenas de 2 a 3 minutos. Como                                                                               para gozar de uma multiprogramaçáode


                          d ig ita liz a ç ã o   ch eg u e  a  nível  do  a ssi­                                                                                competir?                                                                                                            TV. Porém, cabo coaxial ainda compete


                           nante residencial, como um todo, dotan­                                                                                                                                                                                                                   com a fibra quando só se quer apenas um  j


                           do-o de  m ulti-serviços.  E  bem  possível                                                                                               • Cabo TV — Na França, só existem al­                                                                            canal de TV.                                                                                            \


                           que  decorridos estes anos chegue-se  a                                                                                              gumas cidades com este serviço. O melhor


                           satisfazer  às  necessidades do  mercado


                           não-residencial.


                                   Todavia,  pode o  planejador  im aginar


                           que certos segm entos de  mercado pode­                                                                                       cações, baseadas apenas  na velha dupla                                                                                      cu rto   prazo  (5anos) e o outro faz uma


                           rã o   s e r   m a is   p e n e tr a d o s ”  do  q u e                                                                       telefone-telex.                                                                                                              prospecção  intelectual  do que pretende


                           outros se encam inhar seu  esforço,  nesta                                                                                            M as tudo  leva, em  últim a análise,  a                                                                             ser o futuro a longo prazo (15 a 20 anos).


                           direção.  F ra n ç a ,  B élgica  e  Itália  em ­                                                                             p en sar  no enorm e  volum e  de  recursos                                                                                          Cabe  no cenário a curto prazo: veri­


                           pregam  a estratégia de modificar a rede                                                                                      necessários para  im plem entar o concei­                                                                                    ficar a  penetração dos diversos serviços


                           telefó n ica  e x is te n te   (d ig italizan d o -a                                                                          to  de  RDSI.  Por exem plo,  na  C om uni­                                                                                  (n:  de  te rm in a is,  tráfego, crescimento


                           progressivam ente) ao passo que o Reino                                                                                       dade Européia  fala-se em  investim entos                                                                                    esp erad o ,  ta rifa s   e  sua  repercussão);


                           U n id o   e s tá   c ria n d o   u m a  nova  red e                                                                          da  ordem   de  400  bilhões de dólares em                                                                                   descrever a  rede  (arquitetura, digitali­


                          superposta, via satélite, para atender às                                                                                       15 anos para se estabelecer um a rede de                                                                                    zação ,  in te g ra ç ã o ,  custos e  investi­


                           necessidades corporativas,  deixando  a                                                                                       faixa  larga, caindo para  m etade no caso                                                                                   m entos  operacionais por segmento de


                          d ig ita liz a ç ã o   de  su a   rede  trad icio n al                                                                         de  faixa estreita,  incluindo  term inais e                                                                                 m ercado);  e  a v a lia r o potencial  indus­


                          para m ais tarde.                                                                                                              PABX  necessários.                                                                                                           tr ia l  (e q u ip a m e n to s ,  componentes,


                                   Isto dependerá  do  g rau   de  d ig itali­                                                                                   O segredo para o sucesso da im planta­                                                                               P& D ,  nível  tecnológico,  participação


                          zação da  rede,  que  na  F rança já   u ltra ­                                                                                ção vitoriosa de um a  RDSI é um só                                                                           o              internacional).


                          passa o  índice de 30% perm itindo a  co­                                                                                      problem a  deve ser atacado globalm ente                                                                                              A  longo  prazo, o jogo passa a ser co­


                          n e x ã o   d ig ita l  te rm in a l  a  te rm in a l,                                                                         pelas operadoras,  pela  indústria  e  pelo                                                                                  m andado pela  consistência a ser manti­


                          atrav és da  introdução apenas de sinali­                                                                                      g o v ern o ,  a v a lia n d o   c o rre ta m e n te   o                                                                     da  en tre  os  fatores técnicos, industrial,


                          zação e de uns poucos equipam entos adi­                                                                                       potencial que o mercado oferece.                                                                                             sócio-económ ico,  levando em conta os


                          cionais.  Ao  invés,  nos  casos em  que  a                                                                                                                                                                                                                 aspectos regional  e  internacional, tudo


                          com utação  pública  d ig ital  e  a  rede de                                                                                                                     P lan ejam en to                                                                          isto coerente  com  o cenário já estabele­


                          troncos for apenas da ordem de 1 a 2%, se­                                                                                                                                                                                                                  cido  p ara  outro  prazo.  Equivale a des­



                          rá   talvez preciso adotar outras estra té ­                                                                                           Em  term os de planejam ento,  a p er­                                                                               crever tecnicam ente o que será a rede do


                          gias para se chegar à  RDSI.                                                                                                   gunta fundam ental a fazer é uma só — a                                                                                      ano  2000  ou  2010;  que  investimento e


                                  No  c e n á rio   eu ro p eu   (12  p aíses),  o                                                                       quem   se  destinam   as telecomunicações                                                                                    parque industrial  devem ser previstos, e


                          período de  1990 a  1995  poderá  ser o de                                                                                     do  P aís?  C o n ceitu ai m ente,  as TCs  se                                                                               que  m edidas  adm inistrativas, legais e


                          m aio r  investim ento global  e  da  in sta ­                                                                                 ap o iam   n u m   trip é   c o n stitu íd o s  pelo                                                                         políticas, deverão ser tomadas.


                          lação da  rede de assinantes  RDSI,  para                                                                                      serviço,  pela  in fra-estru tu ra  da  rede  e                                                                                       Como  resultado de tal processo o que


                          um  sistem a  de comunicações integradas                                                                                       pelo aspecto industrial?                                                                                                      se  esp era  obter é,  p ara as operadoras


                         de  faixa  e s tre ita   p ara  o  m ercado  não                                                                                        Q u a n to   aos  serv iço s  é  n ecessário                                                                          u m a  d efin ição   dos  padrões de trans­


                         resid en cial  e  p ara  os  u su ário s  in d iv i­                                                                            avaliar que  dem anda existe  nos m erca­                                                                                     m issão  (m icroondas,  satélites, cabos,


                         d u a is   (a fic c io n a d o s  da  in fo rm á tic a )                                                                        dos dom ésticos e  residencial,  frente  às                                                                                   fib ra s);  de  co m u tação a  (RDSI, faixa


                         que as desejarem , dispostos a pagar as                                                                                        condições sócio-económicas  existentes,                                                                                        larga  e estreita)  e de rede  local (a nível


                         novas tarifas.                                                                                                                  to m an d o   em   co n ta  as  d iferen ciaçõ es                                                                             de  assin an te).  P a ra   a  indústria é dar-



                                  N ão se pode esquecer que os serviços                                                                                  regionais.  Q uanto  à  rede  há  que consi­                                                                                  lhe o benefício das perspectivas a curto«?


                         de  te le c o m u n ic a ç õ e s  são  m ercad o   e                                                                            d e ra r  os  aspectos económ ico  e  técnico                                                                                 longo prazos para  seus produtos e servi­


                         d e ssa   m a n e ira   d ep en d em   do  e sta d o                                                                            (c r e s c im e n to ,‘d ig ita liz a ç ã o ,  i n t e ­                                                                      ços.  P a ra   os  legisladores e administra­


                         sócio-económico de cada  região ou  País.                                                                                       gração,  facilidades existentes,  padroni­                                                                                    dores contem plá-los com  um elenco de


                         Até que  ponto o consum idor residencial                                                                                        zação).  Q u an to   ao  ân g u lo   in d u s tria l                                                                          dados  objetivos  que  necessitarão para


                         estará disposto a  pagar pelas novas faci­                                                                                      consiste em  estim ar o  mercado dom ésti­                                                                                    decidir  sobre  questões  tais como: des­


                         lidades? P re fe rirá   co n su m ir  m ais  TV                                                                                 co  e  p a r a   e x p o rta ç ã o ,  in c lu in d o   os                                                                     re g ram en to   ou  monopólio, pesquisai


                         ou  m ais videotexto? E quanto ao mundo                                                                                         mercados afins da autom ação e do entre­                                                                                      desenvolvim ento,  economia de escala


                         dos  negócios?  A inda  é  preciso conven­                                                                                      tenim ento eletrônicos.                                                                                                       sin erg ia  e n tre  telecomunicações, com


                         c e r  m u ito s   e m p r e s á r io s   q u e   s e u s                                                                               D esenvolvem -se  dois  tipos de cen á­                                                                               p u tad o res  e  en treten im en to .  Ccmiojá


                         negócios  não  progredirão se co n tin u a­                                                                                     rio s  Um  d ele s  e x tra p o la   a  situ a ç ã o                                                                          d isse   o  p o e ta   —  p la n e ja r é  tambér


                         rem   p e rs is tin d o   n a s  a tu a is   com uni-                                                                           atu al  e  a  projeta  para  um   horizonte de                                                                                sonhar um pouco.                                                                                       *
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