Page 28 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1974
P. 28
TV JA ALCANCA
30% DOS ’
BRASILEIROS
Tópicos da Palestra do Sr. Mauro Salles, Pres. da 360 milhões de dólares — aplicados pelas indús
AIP — Seção Brasileira, no almoço da TELECOM, trias, pelo comércio, por pequenas e grandes em
em comemoração ao DIA DA RADIODIFUSÃO. presas, para vender os seus produtos, para alargar a
"A radiodifusão brasileira é hoje liderada por um sua faixa de clientes, para manter excitada a máqui
complexo de 1.005 emissoras de rádio e 64 emisso na da produção e a engrenagem do consumo neste
ras de televisão, operando nas faixas comerciais. As grande mercado interno que foi a plataforma do
estatísticas, em alguns pontos, são deficientes, mas nosso desenvolvimento. E que hoje, pelos rumos da
se pode afirmar, sem medo, que mais de 32 milhões crise internacional, surge no II PND como a grande
de aparelhos receptores captam as transmissões ra alavanca que permitirá ao Brasil navegar nas tor
diofônicas brasileiras nos diversos comprimentos de mentas e continuar crescendo e andando para a
onda e em freqüência modulada. E já ultrapassa frente em momento em que as economias estáveis
mos os 8,7 milhões de receptores de televisão, dos estão apenas se contentando em sobreviver.
quais cerca de 350 mil ingressaram na era da cor. A função econômica do rádio e da televisão cresce
É um grande complexo, fruto da crença e dos re no momento em que o país se lança à criação, nos
cursos da iniciativa privada, que pela soma dos es próximos cinco anos, de mais de seis milhões de
forços dos que investiram e continuam investindo novos empregos. Cresce quando partimos para os
na rede de emissoras e dos que nela aplicam as suas esforços que, apoiados no Mobral, no rádio e na
verbas publicitárias, acabaram por construir, pelas TV Educativa, vão eliminar o analfabetismo nos
mãos dos particulares, uma das maiores estruturas próximos dez anos. Cresce quando vemos os mi
de serviço público em que se apoia o desenvolvi lhões de jovens — um quarto da população brasilei
mento nacional." ra — que estão hoje nas escolas e que vão moldar o
De outro trecho destacamos: Brasil de amanhã, os mesmos jovens que antes ama
"Para a elaboração do novo Código o Governo teve dureciam sem perspectivas e que corriam o risco
presente que o rádio brasileiro cobre, com suas de, adultos, se incorporarem à massa sem chegar a
transmissões, a totalidade do território nacional, ser povo.
mas que a quantidade deficiente dos receptores, os . . . O Brasil acompanhou e acompanha as experiên
problemas de áreas ainda não integradas, dos rin cias internacionais antigas e recentes de estatização
cões distantes e de algumas populações ainda à da radiodifusão. Vimos a Inglaterra sair de um sis
margem da sociedade de consumo fazem com que tema único, o da BBC, em poder do Estado, para
o rádio brasileiro tenha acesso a pouco mais de um regime dúplice em que convivem o Estado e a
80% da população e a televisão chegue a 30% dos empresa privada. Estamos vendo a França, neste
brasileiros. Os números bastante expressivos, tor momento, dividir o monstro estatal da ORTF,
nam-se ainda mais importantes quando vemos que Office de La Radiodifusion Française, em várias
homens de "marketing" e os profissionais de pro empresas, depois de suportar toda série de déficits,
paganda calculam que a toda imprensa brasileira, ineficiências e escândalos. Vimos a Itália, na RAI,
incluindo 500 revistas, 250 jornais diários e 750 abrir gradativamente as portas de sua televisão à
outras publicações periódicas não alcançam muito propaganda comercial, única forma de sustentar o
mais de 20% dos brasileiros, quatro vezes menos do monstro oficial, campeão de despesas e gastos sun
que o rádio, e 30% menos do que a televisão. tuários. Estamos vendo em outras partes do mun
do, como os ataques à iniciativa privada e ao siste
O anunciante brasileiro, através de 700 empresas de ma econômico baseado na democracia econômica e
propaganda ou atuando diretamente, aplica no rá na pluralidade de concorrência escolhe sempre a
dio e na televisão 52% do total de suas verbas que radiodifusão, a imprensa e a publicidade como ini
em 1973 se elevaram a 4,5 bilhões de cruzeiros. migos prioritários. Para os que querem destruir, é
Foram assim 2,3 bilhões de cruzeiros — mais de mesmo o caminho certo.