Page 28 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1974
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TV JA ALCANCA


                                    30% DOS  ’


                             BRASILEIROS







           Tópicos  da  Palestra  do  Sr.  Mauro  Salles,  Pres.  da   360  milhões  de  dólares — aplicados  pelas  indús­
           AIP — Seção  Brasileira,  no  almoço  da  TELECOM,   trias,  pelo  comércio,  por  pequenas  e  grandes  em­
           em  comemoração  ao  DIA  DA  RADIODIFUSÃO.   presas,  para vender os seus produtos, para alargar a
           "A   radiodifusão  brasileira  é  hoje  liderada  por um   sua faixa de clientes, para manter excitada a máqui­
           complexo  de  1.005 emissoras de rádio e 64 emisso­  na  da  produção  e a  engrenagem  do  consumo neste
           ras  de  televisão, operando nas faixas comerciais. As   grande  mercado  interno  que  foi  a  plataforma  do
           estatísticas, em alguns  pontos,  são deficientes, mas   nosso  desenvolvimento.  E que hoje, pelos rumos da
           se pode afirmar, sem medo, que mais de 32 milhões   crise  internacional,  surge  no  II PND como a grande
           de aparelhos receptores captam  as  transmissões  ra­  alavanca  que  permitirá  ao  Brasil  navegar  nas  tor­
           diofônicas brasileiras nos diversos comprimentos de   mentas  e  continuar  crescendo  e  andando  para  a
           onda  e  em  freqüência  modulada.  E  já  ultrapassa­  frente  em  momento  em  que as economias  estáveis
           mos  os  8,7  milhões  de  receptores  de  televisão, dos   estão apenas se contentando em sobreviver.
           quais cerca de 350 mil  ingressaram na era da cor.  A  função  econômica  do  rádio  e da televisão cresce
           É  um  grande  complexo,  fruto  da crença  e dos  re­  no  momento em  que  o  país  se  lança à criação, nos
           cursos  da  iniciativa  privada,  que  pela  soma dos  es­  próximos  cinco  anos,  de  mais  de  seis  milhões  de
           forços  dos  que  investiram  e continuam  investindo   novos  empregos.  Cresce  quando  partimos  para  os
           na  rede de  emissoras e dos que nela aplicam as suas   esforços  que,  apoiados  no  Mobral,  no  rádio  e  na
           verbas  publicitárias,  acabaram  por construir,  pelas   TV  Educativa,  vão  eliminar  o  analfabetismo  nos
           mãos  dos  particulares,  uma  das maiores  estruturas   próximos  dez  anos.  Cresce  quando  vemos  os  mi­
           de  serviço  público  em  que  se  apoia  o  desenvolvi­  lhões de jovens — um  quarto da população brasilei­
           mento nacional."                           ra — que estão  hoje  nas escolas e que vão moldar o
           De outro trecho destacamos:                Brasil  de amanhã, os mesmos jovens que antes ama­
           "Para a  elaboração do novo Código o Governo teve   dureciam  sem  perspectivas  e  que  corriam  o  risco
           presente  que  o  rádio  brasileiro  cobre,  com  suas   de,  adultos,  se  incorporarem  à  massa  sem  chegar  a
           transmissões,  a  totalidade  do  território  nacional,   ser povo.
           mas  que  a  quantidade  deficiente dos receptores, os   . . . O Brasil acompanhou e acompanha as experiên­
           problemas  de  áreas  ainda  não  integradas,  dos  rin­  cias  internacionais antigas  e recentes de estatização
           cões  distantes  e  de  algumas  populações  ainda  à   da  radiodifusão.  Vimos a  Inglaterra  sair  de um  sis­
           margem  da sociedade de  consumo  fazem  com  que   tema  único,  o  da  BBC,  em  poder  do  Estado,  para
           o  rádio  brasileiro  tenha  acesso  a  pouco  mais  de   um  regime dúplice  em  que convivem  o  Estado  e a
           80%  da  população e  a  televisão  chegue a  30% dos   empresa  privada.  Estamos  vendo  a  França,  neste
           brasileiros.  Os  números  bastante  expressivos,  tor­  momento,  dividir  o  monstro  estatal  da  ORTF,
           nam-se  ainda  mais  importantes quando vemos que   Office  de  La  Radiodifusion  Française,  em  várias
           homens  de  "marketing"  e os  profissionais  de  pro­  empresas,  depois de  suportar  toda série de déficits,
           paganda calculam  que a  toda   imprensa brasileira,   ineficiências  e  escândalos.  Vimos  a  Itália,  na  RAI,
           incluindo  500  revistas,  250  jornais  diários  e  750   abrir  gradativamente  as  portas  de  sua  televisão  à
           outras  publicações  periódicas  não alcançam  muito   propaganda  comercial,  única  forma de sustentar  o
           mais de 20% dos brasileiros, quatro vezes menos do   monstro  oficial,  campeão de  despesas  e gastos sun­
           que o rádio, e 30% menos do que a televisão.  tuários.  Estamos  vendo  em  outras  partes  do  mun­
                                                      do,  como  os ataques à  iniciativa  privada  e ao siste­
           O anunciante brasileiro, através de 700 empresas de   ma  econômico baseado na democracia econômica e
           propaganda  ou  atuando  diretamente,  aplica  no  rá­  na  pluralidade  de  concorrência  escolhe  sempre  a
           dio  e  na  televisão  52%  do total  de  suas verbas que   radiodifusão, a  imprensa e a  publicidade como ini­
           em  1973  se  elevaram  a  4,5  bilhões  de  cruzeiros.   migos  prioritários.  Para  os  que  querem  destruir, é
           Foram  assim  2,3  bilhões  de  cruzeiros — mais  de  mesmo o caminho certo.
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