Page 5836 - Revista Telebrasil
P. 5836

Piccolo










                                                                                 A NEC como prestadora de serviços













                   Direcionando sua  palestra  para  a área  do

           CPCT,  o diretor da  NEC,  Angelo  Piccolo Neto,


           falou da grande importância dos serviços telefó­

           nicos na sociedade, fazendo com que a Telebrás

           desenvolva  um  sistema  de atendimento ao


           usuário e  propicie uma  padronização com efi­

           ciência, qualidade e segurança. “ Nestas condi­


           ções, nós fabricantes e prestadores de serviços

           de sistemas telefónicos exercemos um  papel


           fundamental na garantia da comunicação", en­

           fatizou.

                  — 0  telefone  é  considerado,  há  muito


           tempo,  um dos meios mais importantes de co­

           municação,  pois significa a  rapidez, a eficiên­                                                                 Integrantes da  m esa q u e  e n c e rra ra m   os  tra b a lh o s   d o   l.°  E N A E I,  te n d o   c o m o  a n fitriã o  A n to n io   Carrei

          cia,  quando utilizado adequadamente  para o                                                                      ra,  p resid en te da  Telebrasil. E n tre  os co n vid ad o s,  Q u a n d t d e   O liv e ira ,  p re s id e n te   d o   CA  d a  entidade.


           usuário. Quando o sistema telefônico apresenta


          defeito operacional,  a  insatisfação e o descon­

          tentamento é concentrado ou sobre a marca do                                                                         os  mesmos fins.  Devemos ter  um  sistema  de                                                                           muitas dificuldades nas interpretações das nor­

             roduto ou sobre o prestador de serviço — lem-                                                                     avaliação de resultados para corrigir distorções                                                                         mas regionalizadas.  Com essa solução,  melho­


             rou o palestrante.                                                                                                de nosso dia-a-dia".                                                                                                     raria sensivelmente a satisfação do usuário, di­

                  Angelo Piccolo destacou o padrão  NEC no                                                                             Em seguida,  o orador discorreu  sobre a ex­                                                                     minuiriam os nossos custos e facilitaria o con­

          setor de serviço sustentado dentro das orienta­                                                                      periência da NEC durante os últimos 4 anos no                                                                            trole  operacional  dos  serviços",  acrescentou o


          ções do padrão Telebrás,  “ porque entendemos                                                                        setor de serviços, a agilização nos consertos e na                                                                       executivo.


          que o sistema é perfeito, principalmente no que                                                                      administração dos serviços com a criação de um                                                                                   —  Hoje o  usuário tem  que ser trabalhado.

          tange à parte de projetos,  instalações e manu­                                                                      setor de apoio técnico que funciona  24  horas                                                                           Quem  contrata  um  equipamento telefônico

          tenções                  Ele acha ainda  que um dos fatores                                                          por dia.                                                                                                                 terá,  evidentem ente,  de  absorver também o


          preponderantes é a área de recursos humanos,                                                                                 — Criamos também um manual de procedi­                                                                           contrato de  manutenção do serviço com remu­

          onae a mão-de-obra especializada requer cons­                                                                        mentos— revelou Piccolo — para prestação dos                                                                             neração adequada,  considerando-se ai os se­

          tantes reciclagens e treinamentos:  ' Só assim                                                                       serviços CPCT,  além dos conceitos colhidos da                                                                           guintes aspectos:  o custo da  estrutura da em­


          pode-se manter a qualidade e o padrão de nos­                                                                        experiência da Telebrás e da própria  NEC.                                                                               presa,  a  localização do  usuário,  a vida  útil do


          sos serviços” .                                                                                                              Para concientizar o cliente da  necessidade                                                                      produto, a garantia dos preços com os contratos

                  Mais adiante, Angelo Piccolo Neto falou so­                                                                  de comprar o produto,  mas também comprar o                                                                              a  longo  prazo.  O  enfoque  principal  da  NEC se


          bre a  necessidade de ter-se um controle auto­                                                                       serviço de manutenção, disse o palestrante que                                                                           prende ao objetivo de atender ao usuário que de­

          matizado de reclamações, “ para podermos, evi­                                                                       a venda do serviço tem trazido bons resultados                                                                           verá  com prar  um  equipam ento  e,  possivel­


          dentemente, agilizar os processos de reparos. É                                                                      para a empresa. “ Há necessidade de padroniza­                                                                           mente,  vai  precisar de uma  prestação de servi­

          necessário também criar pontos de apoio regio­                                                                       ção de normas e interpretação das mesmas pelo                                                                            ços —  concluiu o orador.  (JP)


          nalizados dentro de um padrão de serviços com                                                                        Sistema Telebrás.  Em âmbito nacional existem








                                                                                                                                                    Encerramento










                                                                                     Promessa de melhores contratos













                0 vice-presidente da  Telesp,  Mário de Oli­                                                                          0 orador lembrou a seguir que "o Ministério                                                                                Mais  adiante  disse  o  vice-presidente da


         veira  Martinho,  representando o presidente da                                                                       das Comunicações e o  Sistema  Telebrás têm                                                                              Telesp que  “ estamos sensíveis aos problemas

         empresa-pólo de São Paulo, Antomo Ignácio de                                                                          procurado apoiar as empreiteiras de rede e,  ba­                                                                         das empreiteiras de  rede.  Nós queremos cada


         Jesus, foi o convidado especial para encerrar os                                                                      sicamente,  como fruto desse apoio,  surgiram                                                                            vez  mais que essas empresas se fortaleçam e

         trabalhos do 1 f ENAEI. Em sua palestra, ele dis­                                                                     entidades como a  Abecortel,  a  Abeprest  e  a                                                                          desenvolvam, acima de tudo, um raciocínio em­


         se que as empresas de rede externa, à primeira                                                                        Aberimest".                                                                                                               presarial.  Não adianta  querer que,  a  qualquer


         vista, davam a impressão de que tudo era relati-                                                                                                                                                                                                momento,  o Sistema Telebrás-seja responsável

        vamente simples, mas toda a tecnologia, todo o                                                                                                                                                                                                   pelas  soluções  dos  problemas  económico

         ensinamento e,  basicamente,  a  ferramenta  de                                                                                                                                                                                                 financeiros dessas empresas".


        trabalho usada nas instalações é o ser humano.                                                                                                                                                                                                            —  A qualidade do serviço é fundamental —


         “0 homem tem  de estar preparado e instruído                                                                                                                                                                                                     acrescentou —  para que possamos ter argumen­

         para, artesanalmente, desenvolver o seu traba­                                                                                                                                                                                                   tos de ir ao encontro dos desejos das empresas


         lho, seja em ambiente favorável, como nas cen­                                                                                                                                                                                                   que,  muitas vezes,  são de  uma  reciprocidade

        trais telefônicas, ou desfavorável, como nas cai­                                                                                                                                                                                                 exemplar  em  termos de garantia  de trabalho,


        xas subterrâneas. Além disso, tem que apresen­                                                                                                                                                                                                    bem  como a  reciprocidade  maior,  por parte da


        tar como resultado a qualidade do serviço."                                                                                                                                                                                                       Telebrás,  em  termos de  pagamento na hora de

                Mário  Martinho  lamentou  que o ambiente                                                                                                                                                                                                 se  fazer  os contratos.  Enfim,  a  reciprocidade


        brasileiro de  telecomunicações esteja  ainda                                                                                                                                                                                                     vira  na  medida  em que os senhores nos derem

        problemático,  razão  pela  qual  a  Telebrás não                                                                                                                                                                                                  argumentos para ceder um pouco mais.


        pode garantir uma quantidade de trabalho sufi­                                                                                                                                                                                                             Concluindo  sua  palestra,  Mário  Martinho


        ciente  para  que as empresas de  rede externa                                                                                                                                                                                                     congratulou-se com a Telebrasil, através de seu

        possam fazer seus planejamentos com antece­                                                                                                                                                                                                        presidente,  Antomo Carreira,  e os presidentes


        dência e dar em contrapartida “ a qualidade que                                                                                                                                                                                                    da Abecortel, Aberimest e Abeprest. "Eu decla­

        todos nós almejamos".  Reconheceu,  contudo,                                                                                                                                                                                                        ro  encerrado,  neste  momento,  o  l?  Encontro


        que "de fato não é fácil administrar uma empre­                                                                         M ário de  Oliveira  M artinho,  VP da  Telesp:  "A                                                                         Nacional de Empresas Instaladoras e Mantene­


        sa prestadora de serviços".                                                                                             qualidade do serviço é fundam ental".                                                                                       doras de Equipamentos e Redes Telefónicas."v
   5831   5832   5833   5834   5835   5836   5837   5838   5839   5840   5841