Page 1660 - Telebrasil Noticiário
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força  para  transformação,  regulação  e  emergência,  além  de  parque  de



                                  estacionamento  e  a jardinagem.








                                                 O terminal de comunicações, projetado e construído nos  EE.  UU.  pela



                                  ITTFL, será de desenho singular, completamente transportável  e montada



                                 sobre  quatro  semi-reboques.  Terá  capacidade  inicial  para  experimentação



                                  com  12  canais  telefônicos  simultâneos  e  12  canais  telegráficos  para  tele-



                                  impressores  ou  para  transmissão  de  dados  em  alta  velocidade.








                                                 A   parte  mais  importante  do  terminal  é,  sem  dúvida,  a  antena  para­



                                  bólica  rotacional  de  comando  automático  de  azimuth  e  elevação.  A   para-



                                  bola  de  30  pés  de  diâmetros  (9,15m)  com  sub-refletor  «Cassegrain»  hi-



                                  perbolóide  de 6 pés  (l,83m)  tem uma distância focal  de  12,5  pés  (3,81m).


                                  E’  montada  sobre  uma  estrutura  cilíndrica  de  4  pés  (1.21m)  em  cuja



                                  parte  superior  acha-se  o  munhão  no  qual  estão  localizados  os  estágios



                                  iniciais  dos  receptores  do  comando  de  seguimento  (tracking),  amplifi­


                                  cador  paramétrico  do  receptor  de  comunicações  e  estágio  final  do  trans­



                                  missor que  emprega uma Klystron de 10 Kw.  Todo  o conjunto  é  montado



                                  sôbre  uma plataforma semi-reboque,  com  20 pés  (6,10m)  de  comprimento



                                  e 8 pés  (2,40m)  de largura, pesando cerca de 28.000 libras  (12.800  Kgs).








                                                 O  equipamento  de  comunicações,  console  de  controle,  monitores,  sis­



                                  temas de comando, estágios iniciais do transmissor,  estágios finais  dos re­



                                  ceptores  de  seguimento  e  comunicações,  receptor  de  telemetria  e  equipa­



                                 mentos  auxiliares,  acham-se  montados  dentro  do  furgão  semi-reboque


                                 cujas dimensões são: comprimento 32 pés  (9,75m), largura 8 pés  (2,40m).



                                 altura  11  pés  (3,35m)  e pêso aproximado de 23.000  libras  (10.400  Kgs)








                                                 O  sistema  de  refrigeração  da  Klystron  do  estágio  final  do  transmis­



                                  sor, acha-se montado sôbre um terceiro reboque,  de pequeno  tamanho, pe­



                                  sando  cêrca  de  3.000  libras  (1.400  Kgs).  Finalmente,  haverá  um  outro



                                 reboque,  também  de  tamanho  e  pêso  reduzido,  para  transporte  dos  24


                                  painés  refletores  da  antena  parabólica  e  do  sub-refletor  e  respectivos  su­



                                 portes,  desmontáveis  para  transporte.








                                                 A  estação terminal do Rio de Janeiro,  denominada  «COMRIO»,  trans­



                                 mitirá  para  o  satélite  na freqüência  nominal  de  1.725  megaciclos  e  rece­



                                 berá  do  satélite  a  freqüência  nominal  de  4.170  megaciclos  para  as  expe­



                                 riência  de  telecomunicações.  Receberá  também  do  satélite  as  freqüências


                                 de  4.080  megaciclos  para  comando  de  seguimento  e  136  megaciclos  para



                                 registro de  dados  de telemetria.









                                                 Quatro  engenheiros  brasileiros,  os  Srs.  João  Carlos  Fonseca  e  Mar­


                                celo  Peixoto  Ribeiro,  formados  pela  Escola  Politécnica  do  Rio  de  Janeiro,



                                 e os Srs.  Carlos Henrique Moreira e Romulo Villar Furtado, formados pelo



                                 Instituto  Tecnológico  de Aeronáutica  (ITA )  de  São José  dos  Campos,  en­



                                contram-se  desde Maio,  na ITTFL,  acompanhando  todas  as  fases  de  mon­



                                tagens  e  provas  do  equipamento  destinado  à  COMRTO.  Estima-se  que  a
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