Page 1748 - Telebrasil Noticiário
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pos  de  fartura,  puderam  as  empresas  concessionárias  fazer  frente  às


                                    primeiras  dificuldades,  pondo  em  prática  a  elevada  experiência  de  seus



                                    técnicos  c  sua  magnífica  capacidade  dc  improvisação.  Esgotadas,  entre­


                                    tanto,  aquelas  reservas,  o  drama  começou  a  desenvolver-se  e  o  problema



                                    se  fez,  a  cada  instante,  mais  penoso.  Nenhum  equipamento,  todo  êle


                                    7W.  época  fabricado  no  estrangeiro,  pôde  chegar  ao  Brasil,  porque  os



                                    fabricantes  estavam  submetidos  ao  regime  de  prioridade  de  seus  gover­


                                    nos,  afogados no  cáos do  conflito  mundial,  e  à falta  absoluta  de  matérias



                                    primas —  sem  condições,  por  isso  mesmo,  de  desviar  o  ritmo  de seu  tra­



                                    balho  para  assim  atender  às  reais  necessidades  de  seus  clientes  de


                                   além mar.






                                                  A  partir  de  então,  novos  fatores  de agravamento  do  problema  pas­



                                   saram  a  ter  curso  forçado  no  país  e,  mesmo  depois  de  finda  a  guerra


                                    mundial,  ganharam  novas  cores  e  se  fizeram  mais  sensíveis.  O  Governo,



                                   tendo  em  vista  não  dispor  de  divisas  no  estrangeiro,  em  quantidade  ra­


                                   zoável,  passou  a  embaraçar,  tremendamente,  o  acesso  das  operadoras



                                   de  serviço  telefônico  ao  mercado  de  equipamento  especializado  fora  do


                                  Brasil,  por  não  considerar,  até  então,  o  referido  equipamento  como  ma­



                                  terial  de  primeira  categoria  —  indispeiisável  à  segurança  nacional  e


                                  necessário  ao  nosso  desenvolvimento  econômico.






                                                 Com  a  inflação  e  todo  o  seu  séquito  de  funestas  consequências,  o



                                  problema  agravou-se  ainda  mais.  Tendo  suas  tarifas  postas  em  relativo


                                  ponto  morto  —  enquanto  as  despesas  de  operação  cresciam  vertiginosa-



                                 mente,  submetidas  que  estavam  ao  impacto  inflacionário,  a  fonte  de


                                 receita  das  operadoras  permanecia  pràticamente  em  congelamento,  su­



                                 jeita  a  um  tabelamento  demagógico  e quase  criminoso  —  o  serviço  teria



                                 que  se  desmantelar,  fatalmente.  E9  óbvio  que  não  sendo  as  tarifas  ade­


                                 quadas  a  todo  tempo,  inadequado  haveria  de  ser  o  próprio  serviço  —



                                 e foi o  que ocorreu.






                                                Por  tudo  isso,  desde  1954  vêm  batendo  na  mesma  tecla,  nêste  país,



                                aquêles  que,  conhecendo  de perto  o  problema,  se  sentem  em  condições  de


                                indicar  o  preciso  remédio  para  solvê-lo.  Estava  muito  claro  o  caminho



                                da  recuperação  que  se  abria  às  autoridades,  apontado,  reiteradas  vêzes,



                                pela  TELEBRASIL  em  sua  pregação  cívica.





                                               A  solução  dependeria  únicamente  da  execução  do  trinômio  inexorá­



                               vel  de  providências,  sintetizado  friamente  em  tarifas  adequadas  a  todo


                               o  tempo;  na  implantação  de  uma  indústria  nacional  de  equipamento



                               telefônico  farto  e  acessível  a  todos  e,  principalmente,  na  adoção  do  sis­



                               tema  de  participação  do  usuário  no  investimento  —  cm  seja  o  autofi-


                              nanciamento.






                                              Hoje,  decorridos  oito  longos  e  penosos  anos,  o  problema  continua  o



                              mesmo  —  se  bem que  mais agravado  —  e a solução  que  se  pode  apontar



                              não é outra senão aquela (pie já em 1954 se esquematizara tão sàbiamente.


                              E’  bem  verdade  que  pelo  fato  de  não  terem  as  autoridades  acolhido,  de



                              pronto,  a  fórmula  salvadora,  tomou-se  a  sua  aplicação  ainda  mais  pe­



                              nosa.  Tivessem sido  adotadas as medidas recomendadas no  tempo  devido,


                             no  que  diz  respeito  às  tarifas  e  ao  aut of mandamento,  e  grande  parte



                             da  demanda  já  teria  sido  atendida  nos  saudosos  tempos  em  que  uma



                             linha  telefônica  instalada  custava  cêrca de  vinte  mil  cruzeiros  às  empre­



                             sas operadoras.
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