Page 6128 - Revista Telebrasil
P. 6128
e lamentou “ que tudo o que existe no mundo, de
Os defeitos por assinantes nas redes me
vice-presidente do Grupo ABC, Luís Alberto
0 Garcia apresentou em sua palestra uma vi nores, com menos de 1.000 assinantes, é de moderno, nós queremos colocar aqui no Brasil e
são geral da CTBC, mostrando que esta opera 1,17, e naquelas com mais de 1 000, de 1.49, nos vangloriar. Do ponto de vista da CTBC, nós
dora oferece serviços na zona rural, inclusive "o que significa um quadro de qualidade” , queremos é comprar o melhor e mais barato.
por situar-se em região essencialmente agrí garante Luís Alberto. Mas é preciso, por outro lado, que a operadora
cola, e que não se detém apenas o chamado pague um preço que possa sustentar o desenvol
filet-mignon. Enfatizou que 20.5% do total da Desenvolvimento vimento da indústria, senão os fabricantes não
força de trabalho de todo o grupo ABC está na tèm condições de desenvolver seus produtos".
telefonia e 24% na eletrônica/informática por Um dos serviços oferecidos pela CTBC “ muito Quanto ao mercado paralelo de telefones,
contingência do acompanhamento dos novos vantajoso” , segundo o vice-presidente do gru Luís Alberto coloca que na área da CTBC o ter
tempos. po, é o da informação do valor da conta pelo minal é vendido mais barato do que na própria
A empresa possui hoje cerca de 200 mil ter telefone, que funciona 24 horas por dia, total operadora, pois não existe falta de telefonese é
m inais instalados, que do ano de 85 para 86 mente autom ática, seja sábado, domingo ou fácil de adquiri-los. E enfatiza: “ Só a oferta
cresceram em 7.2% , e os terminais em serviços feriado. Consiste no assinante discar um código pode acabar com o câmbio negro. 0 brasileiro é
que no final de 86 eram 167 m il, tiveram um especial, receber em troca a informação e discar um sujeito dos mais inventivos: ele pode irà fila
crescimento de 14.7% em relação a 85. Em o número do telefone que lhe fornecerá o nú com 10 pessoas e comprar os terminais, bur
média, nos últim os 6 anos, a empresa conse mero da conta, junto com o banco em que está lando de todo jeito um decreto” .
guiu um crescimento superiora 15%. localizada. “ Evita e economiza de distribuir as Disse ainda Garcia que o grupo ABC, como
— É interessante, coloca Luis Alberto, que contas em casa” , comentou Garcia. fabricante e operador de equipamentos de tele
74% dos nossos terminais telefónicos são resi O trocafone, outro serviço autom ático, fonia rural, via a necessidade de produzir equi
denciais e apenas 22% não — residenciais. oferece a informação do número que foi tro pamento de multiacesso que comutasse dentro
Achamos porém que a tendência do não resi cado, “ fator que auxilia muito as listas telefóni dele próprio sem ser necessário usar numeros
dencial é de aumentar mais ainda até porque cas não deixando congestionar ainda mais o sis da estação principal, sendo intermediado ape
não existe demanda reprimida do telefone resi tema” , diz Luís Alberto. nas por tronco. O primeiro protótipo esta sendo
dencial em toda área da CTBC. Complemen No que concerne a pesquisa e desenvolvi instalado na área da própria CTBC Funciona
tando, a CTBC ocupa a décima cotação no ran mento, ele abordou a interação com a industria dentro do esquema da telefonia móvel, o que
king nacional por terminais instalados. significa grande praticidade para o setor rural,
— Estamos aqui com 15 reclamações por no campo. .
100 terminais em toda área. Esse pico começa — Se a demanda aumenta muito, como em
junto com as chuvas, quando os defeitos au épocas de romaria, através do multiacesso colo
mentam. Porém, não chegam a atingir números carnos, no local, um telefone publico (um ore
desastrosos e a densidade de telefone por 100 lhão dentro de uma kombi) que permanece atéo
habitantes é de 9,3 acrescentou o executivo. evento terminar disse o conferencista
A utilização da rede externa é dividida em Finalizando, Luis Alberto falou das CPA's, o
dois grupos: redes com menos de 1 000 term i tipo de equipamento que se instalará daqui pam
nais, que apresentam 62% de aproveitamento, frente na operadora. “ Nós temos 50 mil propn?
e redes com centrais superiores a 1.000 term i dades rurais, na nossa area de concessão e es
nais, também dentro da casa dos 63,5% do uso per a mos estar com 20% dessas areas cobertas
da rede como um todo. A área da CTBC possui com telefone até o ano 2000” .
apenas 3 ou 4 cidades com mais de 10 m il ter
minais. As demais são todas com menos term i Luís Alberto falou tam bém da valohzaçao
nais proliferados em toda área de atuação da que dá ao homem, mandando pessoal para se»
operadora. Confeivnnsta Luiz (Jnivia, grupo ABC. treinado junto ao CPqD às custas da própna em
presa, bem como propiciando visilasdeexecu.i
vos à Europa “ para ver o que lá ocorre na are
como por exemplo em RDSI” . Todavia, a mef'
sagem mais importante de Luís Alberto foi no
cante à venda de terminais que considera o u
ro-chefe da empresa. “ Venda quea tec"
garante” é o slogan em uso na CTBC. Foran
mil term inais vendidos em 84, 42 mu em
52 mil em 86. Quanto às listas telefônicas-
acha que a propaganda nela encontra u
culo magnífico que estimula a venda p
fone. . da
Garcia desfilou uma série de serviç ie[i
CTBC: disqueamizade (um dos mais r ta
há mais de cinco anos); telefonia mc' ,(,a.
nas viaturas da CTBC e queremos com ^
la); sim plificação da vida (chamada a
TPs, discagem a cobrar) e outrosma»' iiretfi:
Pjara o ano 2000 a CTBC já tem sl 3La|ado-
chegar lá com 1 milhão de terminais' de unV
E terminou com uma frase que guam , 5. i.
palestra que proferiu na Telebrásem ‘ ^113
para 0 bem do Brasil, rogo a Deus qu
Platéia avaliando os mitos e realidade do setor.
a iniciativa privada no setor” .