Page 1543 - Telebrasil Noticiário
P. 1543
Anos Coeficientes Anos Coeficientes
1946 .......................................... 14,98 1957 .................. 3,46
1947 ......................................... 13,31 1958 ___ .................. 3,3
1948 ......................................... 12,14 1959 .................. .................. 2,49
1949 .......................................... 11,23 1960 .................. .................. 1,94
1950 ......................................... 10,15 1961 .................. .................. 1,43
1951 .......................................... 8,25 1962 .................. .................. 1,00
1952 .......................................... 7,75
1953 .......................................... 6,76 As empresas que já tenham reavaliado
1954 .......................................... 5,67 os seus ativos imobilizados com base nos
1955 .......................................... 4,77 índices anteriores poderão reajustá-los
1956 .......................................... 3.98 aos novos níveis aqui fixados.
POR QUE CABO SUBMARINO
Colaboração da WESTERN
A fabricação do cabo submarino, seu Quando se decide estender um novo
lançamento e sua manutenção são ope cabo. a rota projetada é inspecionada e
rações altamente dispendio>as; seu re traçada em mapas e amostras são tira
paro é difícil. Entretanto, o tipo de co das do fundo do mar para descobrir-se
municação que êle oferece é perfeito, a natureza de sua composição.
combinando segurança, velocidade e O navio cabográfico navega, então,
precisão inigualadas por qualquer ou perto da praia nas proximidades do
tra forma de comunicação. ponto onde o nôvo elo deve começar.
Os pioneiros do cabo submarino fo I ma extensão de cabo é transferida do
ram negociantes de visão que antevi navio para uma chata que o conduz
ram a necessidade de comunicação rá para a terra. Lá, a extremidade é pu
pidas entre diferentes países. Em 1S57 xada até o ponto de aterramento en
com a ajuda do navio de guerra inglês quanto a chata retorna ao navio cabo-
“Agamemnon” e a fragata a vapor gráfico lançando o resto do cabo em seu
americana “Niagara” foi feita a pri trajeto.
meira tentativa para estender um cabo São três os principais tipos de cabo:
transatlântico. Embora éste cabo nun “Shoreend”, “Intermediate” e “Deep
ca tenha sido usado para mensagens Sea”. i.e.: ‘‘Terminal”, “Intermediário”
comerciais, proporcionou grande expe e “Alto-mar”.
riência e em julho de 1866 foi lançado O cabo “deep-sea”, (alto-mar) corre
com sucesso, pelo navio inglês “Great menos perigo do ponto de vista mecâ
Eastern ’, o primeiro cabo transatlân nico. É finíssimo, com um diâmetro
tico.
aproximado de 2.3 cms; o tipo ‘inter
Hoje o leito oceânico através do mediário”. é mais espesso e pesado,
mundo é ziguezagueado por milhares de para uso em profundidades onde possa
milhas de cabos submarinos. Grandes haver perigo de âncoras de navios, rê-
foram os melhoramentos técnicos in des de pesca e outros objetos, e onde
troduzidos no cabo submarino através há sempre movimento no leito do mar
dos anos. O moderno cabo “coaxial” devido à maré e à correnteza, como
transatlântico, recentemente lançado também a ação corrosiva do mar perto
entre a Grã-Bretanha e o Canadá tem do litoral, ao passo que para pontos de
uma capacidade de cinqüenta mil pala aterragem e a certa distância da costa,
vras por minuto, confrontada com as o cabo “terminal” tem, geralmente,
15 palavras por minuto do primeiro uma camada adicional de pesado reves
cabo transatlântico! timento de fios para maior proteção.