Page 1543 - Telebrasil Noticiário
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Anos                                                                              Coeficientes                                             Anos                                                                               Coeficientes






                                          1946  ..........................................                                                  14,98                                    1957  ..................                                                                      3,46

                                          1947  .........................................                                                  13,31                                     1958  ___                                       ..................                            3,3


                                          1948  .........................................                                                   12,14                                    1959  .................. ..................                                                   2,49


                                          1949  ..........................................                                                  11,23                                    1960  ..................                        ..................                            1,94


                                          1950  .........................................                                                  10,15                                     1961  .................. ..................                                                   1,43

                                          1951  ..........................................                                                      8,25                                 1962  ..................                        ..................                            1,00


                                          1952  ..........................................                                                      7,75


                                          1953  ..........................................                                                      6,76                                 As empresas que já   tenham   reavaliado

                                          1954  ..........................................                                                      5,67                    os  seus  ativos  imobilizados  com  base  nos


                                          1955  ..........................................                                                      4,77                    índices  anteriores  poderão  reajustá-los


                                          1956  ..........................................                                                      3.98                    aos  novos  níveis  aqui  fixados.



















                                                                                                   POR  QUE  CABO  SUBMARINO






                                                                                                             Colaboração  da  WESTERN









                                     A  fabricação do cabo submarino, seu                                                                                                      Quando  se  decide  estender  um  novo



                              lançamento e sua  manutenção são  ope­                                                                                                   cabo. a rota projetada é inspecionada e



                              rações  altamente  dispendio>as;  seu  re­                                                                                               traçada em  mapas e amostras são tira­


                              paro é difícil.  Entretanto,  o  tipo  de  co­                                                                                           das do  fundo do  mar  para  descobrir-se



                              municação  que  êle  oferece  é  perfeito,                                                                                               a natureza de sua composição.



                              combinando  segurança,  velocidade  e                                                                                                           O  navio  cabográfico  navega,  então,


                             precisão  inigualadas  por  qualquer  ou­                                                                                                 perto  da  praia  nas  proximidades  do



                              tra forma  de  comunicação.                                                                                                              ponto  onde  o  nôvo  elo  deve  começar.





                                     Os  pioneiros  do  cabo  submarino  fo­                                                                                           I  ma extensão de cabo é transferida do


                              ram  negociantes  de  visão  que  antevi­                                                                                                navio  para  uma  chata  que  o  conduz



                              ram a necessidade de  comunicação  rá­                                                                                                   para  a  terra.  Lá,  a  extremidade  é  pu­


                              pidas entre diferentes países.  Em  1S57                                                                                                 xada  até  o  ponto  de  aterramento  en­



                              com  a  ajuda  do  navio  de  guerra  inglês                                                                                             quanto  a  chata  retorna  ao  navio  cabo-



                              “Agamemnon”  e  a  fragata  a  vapor                                                                                                     gráfico lançando o resto do cabo em seu



                              americana  “Niagara”  foi  feita  a  pri­                                                                                                trajeto.


                              meira tentativa para estender  um  cabo                                                                                                         São  três  os  principais  tipos  de  cabo:



                              transatlântico.  Embora  éste  cabo  nun­                                                                                                “Shoreend”,  “Intermediate”  e  “Deep


                             ca  tenha  sido  usado  para  mensagens                                                                                                   Sea”. i.e.:  ‘‘Terminal”, “Intermediário”



                             comerciais,  proporcionou  grande  expe­                                                                                                  e “Alto-mar”.



                              riência  e  em  julho  de  1866  foi  lançado                                                                                                    O  cabo  “deep-sea”,  (alto-mar)  corre


                             com  sucesso,  pelo  navio  inglês  “Great                                                                                                menos  perigo  do  ponto  de  vista  mecâ­



                              Eastern ’,  o  primeiro  cabo  transatlân­                                                                                               nico.  É  finíssimo,  com  um  diâmetro



                              tico.
                                                                                                                                                                       aproximado  de  2.3  cms;  o  tipo  ‘inter­


                                     Hoje  o  leito  oceânico  através  do                                                                                              mediário”.  é  mais  espesso  e  pesado,



                              mundo é ziguezagueado por milhares de  para  uso em  profundidades  onde possa



                             milhas  de  cabos  submarinos.  Grandes                                                                                                    haver  perigo  de  âncoras  de  navios,  rê-



                              foram  os  melhoramentos  técnicos  in­                                                                                                   des  de  pesca  e  outros  objetos,  e  onde


                              troduzidos  no  cabo  submarino  através                                                                                                  há  sempre  movimento  no  leito  do  mar



                              dos  anos.  O  moderno  cabo  “coaxial”                                                                                                   devido  à  maré  e  à  correnteza,  como



                             transatlântico,  recentemente  lançado                                                                                                     também  a  ação  corrosiva  do  mar perto


                             entre  a  Grã-Bretanha  e  o  Canadá  tem                                                                                                  do litoral, ao  passo  que  para  pontos  de



                             uma capacidade  de cinqüenta  mil  pala­                                                                                                   aterragem  e a certa  distância  da  costa,



                             vras  por  minuto,  confrontada  com  as                                                                                                   o  cabo  “terminal”  tem,  geralmente,



                             15  palavras  por  minuto  do  primeiro                                                                                                    uma camada adicional de pesado reves­



                             cabo  transatlântico!                                                                                                                      timento  de  fios  para  maior  proteção.
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